quarta-feira, 16 de novembro de 2011

FESTA DE ANIVERSÁRIO DE NOSSO AMIGO DR. MIRO PEREIRA


Toda a galera de PORTEL está convidada para vir curtir o aniversario do nosso amigo Dr. Miro Pereira.

Será no dia 20/11/2011 no próximo domingo no camel, com bingão, para que possamos promover um NATAL SEM FOME AOS NOSSOS RIBEIRINHOS.

Mais de 20 MIL REAIS EM PRÊMIOS, incluindo uma moto HONDA NOVINHA NO VALOR DE 7 MIL REAIS.


Teremos como atrações MAURO BENTES e BANDA, Wood House o Grupo de Pagode PONTO SEM NÓ, um dos melhores do Pará, e a Banda GAROTÕES DO FORRÓ, Portel MERECE!!!



Ouvir a música

Em nossa festa você vai se divertir e ter a oportunidade  de ajudar quem mais precisa. Chame os amigos e toda a sua família, TODOS SERÃO BEM VINDOS!

Este evento tem o apoio de Dr. Miro Pereira.
Mais informações pelo fone: (91) 8127-3645

ESTAMOS AGUARDANDO VOCÊ!!!




domingo, 6 de novembro de 2011

O LUNDU MARAJOARA

O LUNDU MARAJOARA

O "Lundu" é uma dança de origem africana trazida para o Brasil pelos escravos. A sensualidade dos movimentos já levou a Côrte e o Vaticano a proibirem a dança no século passado. No Brasil o "Lundu", assim como o "Maxixe" (a dança excomungada pelo Papa), foi proibido em todo Brasil por causa das deturpações sofridas em nosso país. O Lundu não é “apenas” uma dança. Seus passos remontam um ritual de aproximação, um processo de conquista. É desejar incessantemente o seu par e lutar por ele. Mantendo os olhos, as mãos e todo o restante do corpo envoltos numa dinâmica sensual, que envolve não apenas quem dança, como também quem a assiste. Na coreografia, as mulheres relutam, se esquivam, mas depois cedem aos encantos dos pares masculinos: saem do salão deixando no ar a idéia do encontro final.

 
Mas, mesmo às escondidas, o Lundu foi ressurgindo e se tornou uma das danças mais tradicionais especialmente no norte do Brasil.




No Pará, houve algumas modificações, principalmente na indumentária, que o fizeram ganhar uma denominação específica, o Lundu Marajoara, devido ter se estabelecido principalmente na Ilha do Marajó.




“É a dança mais bonita que eu já vi na vida. Desde as festas juninas no colégio, sempre considerei sortudos aqueles que eram escolhidos para o Lundu”, diz a dentista Carla Oliveira em nosso bate papo sobre este tema.


COREOGRAFIA:

A dança simboliza um convite que os homens fazem às mulheres "para um encontro de amor sexual". O "Lundu", considerado ao lado do "Maxixe ", uma dança altamente sensual, se desenvolve com movimentos ondulares de grande volúpia. No início as mulheres se negam a acompanhar os homens mas, depois de grande insistência, eles terminam conquistando as mulheres, com as quais saem do salão dando a idéia do encontro final.

ACOMPANHAMENTO MUSICAL:
Rabeca (violino), clarinete, reco-reco, ganzá, maracás , banjo e cavaquinho.

INDUMENTÁRIA:
Com as adaptações locais o "Lundu" sofreu diversas modificações, principalmente na indumentária. Ao contrário do primitivismo africano, apresenta todas as características marajoaras, razão por que passou a ser chamado de "Lundu marajoara". As mulheres se apresentam com lindas saias longas, coloridas e bastante largas, blusas de renda branca, pulseiras, colares, brincos vistosos e flores no cabelo. Os homens vestem calças de mescla azul-claras e camisas brancas com desenhos marajoaras. Os pares se apresentam descalços.