terça-feira, 21 de junho de 2011

Um pouco de nossa querida Portel – HISTÓRIA E BELEZA.


No local onde está localizado o município de Portel, existia primitivamente, uma aldeia de índios, que em 1653, foi reorganizada pelo padre Antonio Vieira, ao introduzir os índios Nheengaíbas, trazidos da ilha de Marajó, ficando sob a direção dos padres da Companhia de Jesus, com a denominação de Aricuru (ou Arucurá), até a expulsão dos jesuítas, época em que já era freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Luz.
Em 1758, o governador e capitão-geral Francisco Xavier de Mendonça Furtado elevou-a à categoria de Vila, mudou-lhe o nome para Portel, denominação portuguesa que significa “Porto Pequeno”, e instalado pessoalmente o Município, em 24 de janeiro do mesmo ano. Atualmente, o Município é composto somente do distrito-sede.

Portel possui uma área de aproximadamente 25.384,779 Km² e 44.393 habitantes, alguns de seus principais pontos turísticos são a Floresta Nacional do Caxiun, Biblioteca Municipal, o Rio Anapú, Rio Pacajá, Rio Camaraipí, e juntos com eles seus diversos igarapés... 

além dos eventos realizados na região, sendo o principal a festa da padroeira Nossa Senhora da Luz. Também estão presentes as danças de Bois-bumbá, quadrilhas, carimbó e o mais movimentado e esperado por toda a população, a tradicional festa da “Mandioca Mole”, a qual, temos o orgulho de representar aqui em nosso Blog. 
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário